Esse Blog foi criado pela professora Lina para ajudar os educandos do Centro Social Carisma em suas atividades, seja jogos, leitura, ferramentas do pacote Office, etc. Ao invés das apostilas tradicionais, aqui são exercícios práticos.
segunda-feira, 11 de maio de 2020
LIFE NOTE - CAPITULO 5 - MAIS OU MENOS?
Mais ou Menos?
Um agradecimento especial à Belinha que narrou com
muita graça e doçura esse quinto capítulo e às crianças do Centro Social Carisma que mergulharam na história e fizeram desenhos maravilhosos.
Majó procurou Frederico em cada canto da casa e não o achou. Colocou a sua máscara e saiu pelas ruas em busca dele, mas…. Nada de Frederico.
Foi até o mercadinho, aproveitando para comprar umas encomendas que a mãe tinha lhe pedido. Suely não estava lá. Era uma pena. Queria falar com ela sobre o souvenir de Alagoas. O jeito foi comprar tudo rapidamente e só o necessário: fermento, farinha e ovos. A situação em casa não estava nada boa e precisava economizar. Ainda bem que tinha vindo muita coisa na cesta básica que a mãe ganhou, daí não foi preciso comprar tanta coisa. Continuou a procurar pelo Frederico nas ruas e becos. Mas ele
desapareceu como fumaça.
Estava muito triste. Sentia muita falta do seu amigo fiel. Decidiu voltar para casa, pois não era momento de ficar passeando por aí com o perigo do corona vírus. Ao chegar, fez as higienizações, como de costume.
Anicélia nem a provocou dessa vez. Estava amuada e choramingando por causa do Frederico.
João Pedro, o irmão mais velho, parecia não se importar com o sumiço.
Majô olhou para o LifeNote e ficou com muita raiva dele. Será que o sumiço de Frederico tinha alguma ligação com aquele caderno? Deu vontade de jogá-lo no lixo, mas ao abri-lo viu mais uma letra bem grande.
Dessa vez era a letra M.
Enigmas!!! Isso nunca iria terminar? O jeito era pedir ajuda para o pessoal de casa.
Anicélia, pra não perder o costume, disse: - macarronada, maçã, mingau e desatou a chorar de saudades do Frederico que amava comer mingau.
João Pedro, o irmão mais velho, disse: - Matemática, uhhh… nunca entendi disso, ahhh máquina do tempo - Bem que deveria ter uma para a gente resolver um montão de problemas. E continuou a mexer com o velho celular surrado, de tela quebrada num joguinho que parecia não ter fim.
E por falar em máquina do tempo... Voltamos para 2016 aqui no Centro Social Carisma:
Acho que dessa vez, João Pedro falou algo que talvez fizesse sentido: matemática, lógica, mais e menos - acho que ela ia seguir essa linha de raciocínio. Ia conversar com os amigos no Centro Social no Grupo do Whatsapp para ver se mais uma vez eles poderiam ajudá-la.
Pessoal!!!! O que poderia ser mais e menos?
O Matheus iniciou dizendo:
Mais compreensão e menos arrogância.
Mais gentileza e menos egoísmo.
A Ana Clara completou:
Mais gentileza e menos desperdício
A Heloisa disse:
Mais sabedoria e menos rancor
Mais ajuda e menos desprezo ao próximo
A Anna disse:
Mais empatia e menos violência.
Mais respeito aos professores, colegas e todos que trabalham na escola e menos desrespeito.
O Miguel disse:
Mais saúde e menos ignorância.
A Isabelly disse:
Mais estudo e menos analfabetos.
Mais livros e menos desocupados.
O Guilherme disse:
Mais ajuda e compreensão e menos roubos e maldade.
Mais estudo e menos preguiça.
Mais livros e menos vandalismo.
A Safira chegou por último, mas já foi dizendo:
Mais confiança no próximo e menos mentira e engano.
Que interessante a percepção dessas crianças. A sabedoria estava presente no mais e a ignorância estava no menos. O futuro poderia ser bem melhor se tivesse doses extras de “mais” e consequentemente o “menos” seria enfraquecido. Sim...o futuro estava nas mãos dessas crianças. Elas teriam que se esforçar muito para a sabedoria prevalecer e a ignorância ficar a cada dia menor.
Somos gratas a essas mães guerreiras que ajudam seus filhos com SABEDORIA. Homenagem do Centro Social Carisma a essas lindas mamães:
Nesse momento, Majô ouviu um barulho no portão e saiu em disparada pensando ser Frederico.
Infelizmente não era o seu cachorrinho querido, que decepção!
Era…
continua no próximo capítulo
RESUMO
Majô mora em uma casa bem simples com a mãe, a vó, o irmão mais velho e a irmãzinha, Anicélia. Um dia, ela acha um caderno misterioso enquanto ía ao mercado. Aparentemente nesse caderno não tinha nenhuma anotação, nem mesmo nome do dono, mas à medida que o tempo passa e as missões são realizadas, palavras, letras e enigmas vão aparecendo misteriosamente, inclusive Vitor, o antigo dono do caderno que perdeu o mesmo por não conseguir realizar as missões, e agora Majô não poderá devolve-lo, pois se tornou a dona legítima dele ao descobrir as palavras base SABEDORIA E IGNORÂNCIA. E assim Majô tenta descobrir o mistério do caderno com ajuda dos amigos.
Qual escolha a gente faz para resolver os problemas da vida? Ignorância ou Sabedoria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário