segunda-feira, 4 de maio de 2020

LIFE NOTE - CAPÍTULO 4 - ENIGMAS



Um agradecimento especial à Belinha que narrou com muita graça e doçura esse quarto capítulo. 

https://soundcloud.com/lina-ramos-774797662/capitulo-4-enigma


CAPÍTULO 4 - ENIGMAS

Assim que as palavras:  SABEDORIA E IGNORÂNCIA foram decifradas pela Maria Eduarda, apareceu bem no centro do caderno uma imensa letra A  e no cantinho o seguinte enigma:

“AQUILO QUE SE PERDEU, AOS POUCOS SERÁ ACHADO.
 É NECESSÁRIO MUITO ESFORÇO. ”




Maria Eduarda tentou decifrar  o enigma também, mas não conseguiu e logo foi embora, pois não podia ficar ali no portão. Era perigoso. Aconselhou a Majô que entrasse no grupo de Educandos do Centro Social Carisma, no WhatsApp. Lá, o pessoal poderia ajuda-la.

Majô entrou, sentou-se no sofá pensativa e,  ficou olhando para a imensa letra A? Anicélia chegou pulando em seu pescoço provocando-a:

- Olha!!! Uma letra A!!! E como estava aprendendo a ler,   escrever e também só pensava em comidinhas, já foi dizendo: - Arroz, Amendoim, Amburgui –

- Alto lá mocinha, “amburgui” escreve com H. É Hamburguer.  E acho que também não tem nada a ver. Disse Majô

A de aplicativo. Acho que o mundo vai terminar em aplicativo: É aplicativo de PicPay, aplicativo das aulas do governo, aplicativo da caixa federal da mãe.  Disse o irmão mais velho distraído com o seu celular.

- Muito aplicativo e pouco celular nessa casa. Provocou Majô! Bem que você poderia liberar o seu,  para eu e a Anicélia fazermos nossas tarefas.

- Vai sonhando!!! Vocês estragam tudo. Esse já tá com a tela quebrada e não cabe mais nada aqui e mesmo assim custou bem carinho na feira de rolo - Foi 30 reais.  Tive que fazer muito bico no mercadinho. Respondeu ironicamente o irmão mais velho.


Estava difícil fazer as tarefas assim. Quem sabe Majô, conseguiria obter um celular emprestado na campanha em que o Centro Social Carisma estava fazendo? Era torcer e ter fé.


Sorte que a mãe a  deixou  entrar no grupo de educandos no Whats e agora,  ela poderia conseguir ajuda com seus amigos, mas tinha que ser rápida, pois logo, logo, a mãe iria voltar a usar o celular para resolver os problemas com o aplicativo da caixa:

- Pessoal, me ajudem com palavras que comecem a letra A – pediu Majô.

O Guilherme foi o primeiro a responder: - Afirmar-se – porque se a gente não está conseguindo fazer uma coisa, a gente tem que se afirmar no que está fazendo para conseguir.

- Agradecer, porque tem que ser grato em tudo e também Alegria, porque é bom estar alegre – disse a Jhennyfer

- Atitude – o importante não é convencer com grandes palavras e sim surpreender com grandes atitudes – disse Isabelly

- Amigo -  uma pessoa de confiança na qual eu posso contar com um ombro amigo. E também alto que para mim significa ir além, sonhar alto. Ah... Arte – Expressar suas artes em forma de desenhos ou carinho. -  Disse Matheus

uma pausa para as Artes:
autora: Aline

Autor: Rafinha
autor: Rafinha

Autora: Anna
Autora: Anna

Autor: Guilherme

autora: Ester

autora: Aline
autor:  Miqueias



autor: Kauã

autora: Safira

Amizade – Quando você gosta e leva o amigo ou amiga para a vida. – Disse João

- Azul – porque o céu é azul. Também auspicioso que gera esperança e atilado, que cumpre as suas tarefas – Disse Vinicius, procurando palavras novas no dicionário.

Admiração – quando você admira uma pessoa pelas coisas boas dela – Disse Heloísa

Amar – gostar de uma pessoa que sempre fica do seu lado e nunca te faça mal – Disse  Rafinha.

Aprendizado -  porque é tudo isso que está acontecendo com a gente. Temos que aprender a ficar em casa e cuidar da gente e dos outros. Finalizou Emilly


Majô ficou encantada com tantas anotações de vida daquelas crianças e adolescentes. Eram palavras cheias de esperança e sabedoria.  O LifeNote estava acontecendo. Anotações de vida.
Anotações de sabedoria. Todos estavam aprendendo alguma coisa, sem contar na arte em forma de percussão e de violino que tinha invadido o grupo.  Aquelas crianças eram formidáveis.


Plect!!! – De repente, Majô ouve um barulho de alguma coisa que foi arremessada pela sua janela que estava aberta.  Era um pequeno objeto – um barquinho de madeira em forma de souvenir.

- Que coisa estranha! Pensa Majô analisando o objeto.  Aqui está escrito: ALAGOAS. Um souvenir de Alagoas? Quem será que jogou isso aqui dentro? De quem será? E o mais estranho é que o Frederico nem latiu. Aliás! Onde está o Frederico?  Não o tenho visto desde a última vez em que conversei no portão com Suely.    Fredericoooooooooo?????


- continua no próximo capítulo


Imagem para face Gif barrinha divisória borboleta prateada e 764


 RESUMO 

 Majô mora em uma casa bem simples com a mãe, a vó, o irmão mais velho e a irmãzinha, Anicélia. Um dia, ela acha um caderno misterioso enquanto ía ao mercado.  Aparentemente nesse caderno não tinha nenhuma anotação, nem mesmo nome do dono, mas à medida que o tempo passa e as missões são realizadas, palavras, letras e enigmas vão aparecendo misteriosamente, inclusive Vitor, o antigo dono do caderno que perdeu o mesmo por não conseguir realizar as missões, e agora Majô não poderá devolve-lo, pois se tornou a dona legítima dele ao descobrir as palavras base SABEDORIA E IGNORÂNCIA. E assim Majô tenta descobrir o mistério do caderno com ajuda dos amigos.

Qual escolha a gente faz para resolver os problemas da vida? Ignorância ou Sabedoria?

Capítulos do Life Note:

 capítulo 1 - O Caderno

capítulo 2 - Margarina 

capítulo 3 - As palavras Secretas

 capítulo 4 - Enigmas

 capítulo 5 - Mais ou Menos

 capítulo 6 - Sabedoria x Ignorância

capítulo 7 - Onde está o Frederico?

 capítulo 8 - Precisa-se de Respostas! 

Capítulo 9 - O Amor 

Capítulo 10 - Revelações

Imagem para face Gif barrinha divisória borboleta prateada e 764

 

Para saber quantas gentilezas você tem e outros links,  acesse : "ESPAÇO EDUCANDOS"


Nenhum comentário:

Postar um comentário