CAPÍTULO 4 - ENIGMAS
Assim que as palavras: SABEDORIA E IGNORÂNCIA foram decifradas pela Maria Eduarda, apareceu bem no centro do caderno uma imensa letra A e no cantinho o seguinte enigma:
Maria Eduarda tentou decifrar o enigma também, mas não conseguiu e logo foi embora, pois não podia ficar ali no portão. Era perigoso. Aconselhou a Majô que entrasse no grupo de Educandos do Centro Social Carisma, no WhatsApp. Lá, o pessoal poderia ajuda-la.
Majô entrou, sentou-se no sofá pensativa e, ficou olhando para a imensa letra A? Anicélia chegou pulando em seu pescoço provocando-a:
- Olha!!! Uma letra A!!! E como estava aprendendo a ler, escrever e também só pensava em comidinhas, já foi dizendo: - Arroz, Amendoim, Amburgui –
- Alto lá mocinha, “amburgui” escreve com H. É Hamburguer. E acho que também não tem nada a ver. Disse Majô
- A de aplicativo. Acho que o mundo vai terminar em aplicativo: É aplicativo de PicPay, aplicativo das aulas do governo, aplicativo da caixa federal da mãe. Disse o irmão mais velho distraído com o seu celular.
- Muito aplicativo e pouco celular nessa casa. Provocou Majô! Bem que você poderia liberar o seu, para eu e a Anicélia fazermos nossas tarefas.
- Vai sonhando!!! Vocês estragam tudo. Esse já tá com a tela quebrada e não cabe mais nada aqui e mesmo assim custou bem carinho na feira de rolo - Foi 30 reais. Tive que fazer muito bico no mercadinho. Respondeu ironicamente o irmão mais velho.
Estava difícil fazer as tarefas assim. Quem sabe Majô, conseguiria obter um celular emprestado na campanha em que o Centro Social Carisma estava fazendo? Era torcer e ter fé.
Sorte que a mãe a deixou entrar no grupo de educandos no Whats e agora, ela poderia conseguir ajuda com seus amigos, mas tinha que ser rápida, pois logo, logo, a mãe iria voltar a usar o celular para resolver os problemas com o aplicativo da caixa:
- Pessoal, me ajudem com palavras que comecem a letra A – pediu Majô.
O Guilherme foi o primeiro a responder: - Afirmar-se – porque se a gente não está conseguindo fazer uma coisa, a gente tem que se afirmar no que está fazendo para conseguir.
- Agradecer, porque tem que ser grato em tudo e também Alegria, porque é bom estar alegre – disse a Jhennyfer
- Atitude – o importante não é convencer com grandes palavras e sim surpreender com grandes atitudes – disse Isabelly
- Amigo - uma pessoa de confiança na qual eu posso contar com um ombro amigo. E também alto que para mim significa ir além, sonhar alto. Ah... Arte – Expressar suas artes em forma de desenhos ou carinho. - Disse Matheus
uma pausa para as Artes:
- Azul – porque o céu é azul. Também auspicioso que gera esperança e atilado, que cumpre as suas tarefas – Disse Vinicius, procurando palavras novas no dicionário.
Admiração – quando você admira uma pessoa pelas coisas boas dela – Disse Heloísa
Amar – gostar de uma pessoa que sempre fica do seu lado e nunca te faça mal – Disse Rafinha.
Aprendizado - porque é tudo isso que está acontecendo com a gente. Temos que aprender a ficar em casa e cuidar da gente e dos outros. Finalizou Emilly
Majô ficou encantada com tantas anotações de vida daquelas crianças e adolescentes. Eram palavras cheias de esperança e sabedoria. O LifeNote estava acontecendo. Anotações de vida.
Anotações de sabedoria. Todos estavam aprendendo alguma coisa, sem contar na arte em forma de percussão e de violino que tinha invadido o grupo. Aquelas crianças eram formidáveis.
Plect!!! – De repente, Majô ouve um barulho de alguma coisa que foi arremessada pela sua janela que estava aberta. Era um pequeno objeto – um barquinho de madeira em forma de souvenir.
- Que coisa estranha! Pensa Majô analisando o objeto. Aqui está escrito: ALAGOAS. Um souvenir de Alagoas? Quem será que jogou isso aqui dentro? De quem será? E o mais estranho é que o Frederico nem latiu. Aliás! Onde está o Frederico? Não o tenho visto desde a última vez em que conversei no portão com Suely. Fredericoooooooooo?????
- continua no próximo capítulo
RESUMO
Majô mora em uma casa bem simples com a mãe, a vó, o irmão mais velho e a irmãzinha, Anicélia. Um dia, ela acha um caderno misterioso enquanto ía ao mercado. Aparentemente nesse caderno não tinha nenhuma anotação, nem mesmo nome do dono, mas à medida que o tempo passa e as missões são realizadas, palavras, letras e enigmas vão aparecendo misteriosamente, inclusive Vitor, o antigo dono do caderno que perdeu o mesmo por não conseguir realizar as missões, e agora Majô não poderá devolve-lo, pois se tornou a dona legítima dele ao descobrir as palavras base SABEDORIA E IGNORÂNCIA. E assim Majô tenta descobrir o mistério do caderno com ajuda dos amigos.
Qual escolha a gente faz para resolver os problemas da vida? Ignorância ou Sabedoria?
Capítulos do Life Note:
capítulo 3 - As palavras Secretas
capítulo 6 - Sabedoria x Ignorância
capítulo 7 - Onde está o Frederico?
capítulo 8 - Precisa-se de Respostas!
Para saber quantas gentilezas você tem e outros links, acesse : "ESPAÇO EDUCANDOS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário