quarta-feira, 15 de abril de 2020

LIFE NOTE - CAPÍTULO 1 - O CADERNO

Capítulo  1 - O Caderno

Um agradecimento especial à Belinha que narrou com muita graça e doçura esse primeiro capítulo e às crianças do Centro Social Carisma que mergulharam na história e fizeram desenhos maravilhosos. versão em áudio: https://soundcloud.com/lina-ramos-774797662/capitulo-1



Maria José estava entediada com toda essa situação de quarentena. Sua rotina tinha mudado por completo. Sentia saudades do tempo em que podia sair livremente pelas ruas e passear pelo zoológico e comer pipocas.

Mas agora, era diferente. Não tinham dinheiro. Sua  mãe estava em casa. Ela era diarista e as patroas tinham  cancelado os seus serviços de faxina.  Isso deixava a mãe preocupada, pois ela era o sustento da casa. O irmão mais velho também estava em casa, mas isso não era novidade. Fazia tempo que ele esperava ser chamado em algum emprego e pelo visto, agora ia ser mais difícil ainda. E a irmã mais nova, estava sempre procurando algo para fazer, conversar, provocar e comer.

- Quem comeu o último pedaço de pão? To com fome! -  Reclamou Anicélia.

- Acho que foi você e deve ter esquecido. Você não para de comer! - Respondeu Maria José

- Eu queria estar é na escola! Lá a gente via os amigos, brincava, fazia lição. Eu odeio esse coronavírus. Disse Anicélia.

- Mãe! Posso ir ao mercadinho comprar pão pra Anicélia pra ver se ela fica quieta? - disse Maria José.

- Com que dinheiro? Sem faxina, sem dinheiro. Disse a mãe desanimada. Aproveita e vê se caiu alguma coisa no PicPay do governo. Eles disseram que iriam depositar 55 reais, na verdade é 110 reais porque tem que ser o seu e o da sua irmã Anicélia. Não dá pra muita coisa. Na escola, pelo menos tinha a merenda. Não sei o que vai ser da gente...

- Pera mãe.  Vou abrir o aplicativo.  Disse Maria José. Olha mãe. Caiu!!!! Posso ir comprar pão no mercadinho da rua de cima? Lá eles aceitam o picpay.

- Vai lá. Compre  pães e 1 margarina com sal. Não compre mais nada. A gente precisa economizar esse dinheiro.   Mas tome os devidos cuidados. Não fique próxima das pessoas. Na volta, não esqueça de deixar os sapatos na porta, lavar muito bem as mãos e limpar as embalagens com aquela misturinha que fiz de água +  água sanitária  e lave muito bem as mãos quando chegar, tem a vovó aqui e a gente tem que redobrar o cuidado. - Recomendou a mãe.


Sair de casa era o ponto alto do dia de Maria José. Frederico ia com ela, todo feliz. A rua estava quase que vazia e em silêncio, mas logo a cachorrada começou a latir para Frederico que revidou. Frederico era assim mesmo - falante, ou “latante” se é que existe essa palavra. Ele latia para tudo e para todos, como se quisesse cumprimentar o universo com a sua alegria. Só que nem todos entendiam isso e acabavam ficando com medo de Frederico - aquele cachorrinho preto com manchas brancas.

De repente, Frederico começou a latir alto,  para algo que lhe chamara a atenção.

Maria José nem acreditou no que vira.  Olhou para um lado e para o outro a procura do dono daquele objeto. Mas a rua estava vazia.

O céu estava nublado e poderia começar a chover e com isso molhar e  estragar o…

C.A.D.E.R.N.O

Maria José, inclina-se e apanha o Caderno no Chão ainda olhando para os lados para saber se o dono estava por perto.

- Quem haveria de perder um caderno tão bonito?

- Vou ver se tem o nome do dono e daí posso entregar. Pensa Maria José

É um caderno estranho. Maria José folheia o caderno e percebe que não tem o nome do dono. E na capa está escrito:  LIFE NOTE

Amh?

Continua no próximo capítulo.







Imagem para face Gif barrinha divisória borboleta prateada e 764

 

 

 

 RESUMO 

Majô mora em uma casa bem simples com a mãe, a vó, o irmão mais velho e a irmãzinha, Anicélia. Um dia, ela acha um caderno misterioso enquanto ía ao mercado.  Aparentemente nesse caderno não tinha nenhuma anotação, nem mesmo nome do dono, mas à medida que o tempo passa e as missões são realizadas, palavras, letras e enigmas vão aparecendo misteriosamente, inclusive Vitor, o antigo dono do caderno que perdeu o mesmo por não conseguir realizar as missões, e agora Majô não poderá devolve-lo, pois se tornou a dona legítima dele ao descobrir as palavras base SABEDORIA E IGNORÂNCIA. E assim Majô tenta descobrir o mistério do caderno com ajuda dos amigos.

Qual escolha a gente faz para resolver os problemas da vida? Ignorância ou Sabedoria?

Capítulos do Life Note:

 

capítulo 1 - O Caderno

capítulo 2 - Margarina 

 capítulo 3 - As palavras Secretas

 capítulo 4 - Enigmas

 capítulo 5 - Mais ou Menos

 capítulo 6 - Sabedoria x Ignorância

 capítulo 7 - Onde está o Frederico?

 

 capítulo 8 - Precisa-se de Respostas!

 

Capítulo 9 - O Amor 

 

Capítulo 10 - Revelações







Para saber quantas gentilezas você tem e outros links,  acesse : "ESPAÇO EDUCANDOS"



Nenhum comentário:

Postar um comentário