quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aula 15

1) Hoje vamos revisar alguns exercícios e até mesmo refazê-los, para isso, baixe o arquivo: MATRIZ

http://linolica.com.br/matriz.htm

2) Baixou o arquivo? Preste atenção nas instruções da professora Lina.

3) Esperava que conseguissem fazer sem modelo... mas não deu... Então vamos colocar aqui um modelo das planilhas na sequência.














quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aula 14

Vamos fazer uma planilha de folha de Pagamento. Porém, vale lembrar que em uma empresa real, essa planilha é muiiiiiiiiiiito mais complexa por causa das alíquotas de inss, ir, etc, envolvendo condicionais e etc... Essa planilha servirá apenas como base para o nosso treinamento.


1) Lay-Out da página > orientação > paisagem

2) Contrate no mínimo uns 10 funcionários - Salários entre  R$ 800,00 a 4.000,00

3) Os funcionários trabalham 240 horas mensais e  quando fazem hora extra tem 50% de acréscimo. E a alíquota do INSS é de 6% (Isso é fictício, na realidade isso muda de acordo com o salário). Veja o modelo



4) Para calcular o valor da  hora extra,  use a  plan2. Veja o modelo abaixo. Para ter o valor entre as planilhas, use o comando "=nome da planilha!célula" - ex. =plan1!d4.


5) Nas células amarelas é local onde você deverá por as fórmulas, de acordo com o que você aprendeu. E as células azuis são para por os valores transportados das plan1 e plan2 




quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aula 13

Hoje vamos trabalhar com a condicional "se". Para isso, faça um boletim escolar de acordo com o modelo:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Aula 12

Sejam bem vindos! Espero que tenham descansado bastante! Para aquecer, vamos fazer esse teste no excel!  ah... salve-o na sua pasta e tente fazer os 13 pontos...e é claro, abra o excel e use e abuse dos comandos...


Clique aqui para baixá-lo


Depois eu posto o gabarito!


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um Meio ou uma Desculpa?

O semestre está acabando. Ainda temos vários exercícios do Excel para concluir, mas antes gostaria que cada um de vocês pensasse nesse texto de Roberto Shinyashiki:





Um Meio ou uma Desculpa?


"Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite!
Durante o dia você faz o que todos fazem.
Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial.
Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.
Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois...
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA."
Roberto Shinyashiki


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aula 11

1) Baixe o seguinte exercício de Excel clicando no link: http://linolica.com.br/exercicio1.htm


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aula 10


Vamos fazer um  Planejamento de Custos de Viagem?

1) Pense em algum lugar no mundo onde você deseja viajar e qual o período.
2) Localize na tabela abaixo os preços médios das despesas(por continente)

3) Elabore uma tabela conforme o modelo abaixo, de acordo com o país/cidade o qual você escolheu.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aula 9

1) Vamos concluir a planilha da aula passada. Atentar para as considerações/erros.

2) Fazer a planilha conforme o modelo a seguir:


3) Renomear plan1 - para vendas

4) Copiar essa mesma planilha no plan2 - que deverá chamar por  alfa venda - classificar em ordem alfabética

5) Copiar essa mesma planilha no plan3 - que deverá chamar por  max venda - classificar em por quem vendeu mais.

6) Fazer tabela dinâmica com gráfico -


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aula 8


 1) Abra uma nova planilha

2) Faça a seguinte planilha de Orçamento doméstico. Tentar seguir o modelo abaixo.
3) Usar fórmulas nos campos: "Total das despesas" e "saldo líquido"

4) Altere o nome da plan1 para orçamento



5) Usando o mesmo arquivo, alterar a plan2 para medicamentos fazer a seguinte planilha:

6) Usar fórmula nos campos:
 "saldo de estoque"
 "valor unitário de venda" - esse deverá ter uma margem de 50% de lucro
"lucro"
"quantidade total saídas"
"lucro médio"
"maior lucro"
"menor lucro"

7) Gravar tudo na sua pasta como planilhas gerais.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aula 7

Tema: Gráficos

Hoje vamos trabalhar um pouco com os gráficos aqui no Excel.

1) Os Times de futebol

2) Meninos x Meninas

3) Invente o seu.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aula 6

Excel (aula 2)

1) Vamos revisar o aprendizado da aula passada (autocompletar)

2) Vamos colocar a nossa planilha da aula passada em ordem alfabética

3) Vamos fazer 3 planilhas hoje: a feira, o mercado e a festa, conforme o modelo abaixo:


4) Usar fórmula para os campos "preço total"  e "total"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aula 5

Excel -
Excel é o nome pelo qual é conhecido o software desenvolvido pela empresa Microsoft, amplamente usado por empresas e particulares para a realização de operações financeiras e contabilísticas usando planilhas eletrônicas (folhas de cálculo).
As planilhas são constituídas por células organizadas em linhas e colunas. É um programa dinâmico, com interface atrativa e muitos recursos para o usuário.
O aplicativo Excel é usado para realizar uma infinidade de tarefas como: cálculos simples e complexos, criação de lista de dados, elaboração de relatórios e gráficos sofisticados, projeções e análise de tendências, análises estatísticas e financeiras, além de trazer incorporado uma linguagem de programação baseada em Visual Basic.
Suas aplicações mais comuns e rotineiras são: controle de despesas e receitas, controle de estoque, folhas de pagamento de funcionários, criação de banco de dados etc.
A primeira versão do Excel para o sistema Macintosh foi lançada em 1985 e para o Microsoft Windows em 1987.


1) Um documento do Excel  é chamado de pasta de trabalho. Nessa pasta contém várias  planilhas, sendo limitadas apenas pela memoria de seu computador. Assim que você abre você pode visualizar 3 planilhas, mas você pode adicionar mais e mais planilhas. 


2) Hoje vamos trabalhar com o recurso "preenchimento automático" 










3) Vamos fazer vários exercícios criando uma planilha para cada um deles, para isso renomeie-as para


a) tabuada


b) controle anual


c) inventei

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Aula 4

Vamos fazer mais uma tabela?

Comandos de hoje.

1) Lay-out > orientação > paisagem

2) Inserir > tabela  (6)

3) Fazer de acordo com o modelo, porém conforme as suas preferências.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 3

Hoje nós vamos aprender:

1) Letra estilizado wordart

2) Criar tabela

3) Fazer o exercício. Clique nesse link para baixar o arquivo no word: 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula 2

1) Primeiro vamos discutir alguns erros da semana passada:

a) endereço no navegador não é a caixa do Google.
b) ao criar pastas, clicar no espaço em branco e não em cima da pasta já criada.
c) ao digitar um texto, apenas dê o "enter" quando for para iniciar um novo parágrafo, caso contrário, deixe o Editor pular a linha automaticamente.
d) Use sempre o comando justificar.

2) Agora que já discutimos, vamos para a aula de hoje... MEU PRIMEIRO CURRÍCULO

a) Matéria jornalística sobre como elaborar um bom currículo
b) Redigir um currículo, conforme modelo abaixo



c) Gravar no formato "PDF"


quinta-feira, 8 de março de 2012

Aula 1

1) Vamos criar uma pasta com o nome da sua turma - dentro da pasta de meus documentos.

2) Word - Redigitando o texto. É... às vezes tem gente que escreve tão mal ou tão diferente que nem dá para entender. Vamos tentar traduzir o texto.
3) Dê um título para o seu texto

4) Usando o comando print screen - limpando no paint - recortando a imagem e colando no word.

5) Vamos gravar na sua pasta. Vamos ver hoje alguns formatos mais comuns como docx  e pdf.